O cultivo do quiabo é algo muito recorrente em regiões como sudeste e centro-oeste do Brasil, e se adapta com facilidade às condições climáticas do país.
Embora não seja um alimento complexo de plantar, porém é necessário tomar alguns cuidados para evitar problemas. Desde a escolha do terreno para plantio até a colheita, o vegetal necessita de acompanhamento para poder crescer de forma saudável.
Dessa forma, o artigo a seguir do Blog Sítio Pema traz tudo sobre o plantar quiabo. Explica a importância de conhecer tudo sobre o vegetal para o cultivo se tornar mais fácil.
Benefícios de plantar quiabo
O período de safra do quiabo, é durante todos os meses do ano, porém costuma ser mais produtivo entre dezembro e março.
Com o manejo relativamente fácil, é preciso de acompanhamento de plantar quiabo para evitar o aparecimento de pragas e demais males que possam atrapalhar o crescimento.
Dentre os benefícios que o consumo do quiabo traz, estão: a capacidade de melhorar a imunidade, as propriedades digestivas, além de auxiliar nos cuidados com a pele. Sua “baba” é fundamental para quem que trata de diabetes, pois possui fibras que auxiliam no controle da glicose no organismo.
Benefícios do quiabo
O quiabo possui diversos nutrientes que podem torná-lo útil para prevenir vários problemas de saúde. O consumo do quiabo traz alguns benefícios,
Podendo de ser consumidos fresco ou cozido, obtendo diversos nutrientes na dieta alimentar.
Os principais benefícios que o consumo do quiabo pode trazer são:
- Ajuda a prevenir a constipação do intestino
- Previne problemas cardíacos
- Ajuda no controle da glicemia
- Melhora a saúde óssea
Como plantar quiabo
O quiabo é pouco exigente e pode ser cultivado em vasos em hortas orgânicas ou em varandas dentro de casa.
Assim, os pés de quiabo podem alcançar até dois metros de altura. Porém o processo de poda do quiabeiro é simples e pode ser feito com uma tesoura de jardim.
Clima e Iluminação ideais para plantar quiabo
O primeiro ponto a ser considerado para plantar quiabo, é o clima. Visto que o quiabo se desenvolve em locais com temperaturas acima de 20°C, caso contrário os frutos podem não crescer com a mesma qualidade.
Contudo em locais de clima frio, com grande variação térmica, o indicado o cultimo em estufas. Outra dica é iniciar o plantio sempre nas estações primavera e verão.
Enfim o recomendado para o cultivo em épocas que as temperaturas não sejam inferiores a 13°C no período da noite. A temperatura do ar deve ser de ao menos 15,5°C, e em condições ideais, o fruto prospera melhor em cerca de 26°C.
É necessário que o vaso ou a horta que irá receber o plantio do quiabo esteja posicionado em locais que possam receber bastante luz solar direta por algumas horas do dia. Seja no período da manhã ou da tarde, horários em que a luz não está tão forte, portanto não irá queimar as folhas, ou desidratar a estrutura.
Plantio do quiabo e Irrigação
Para um bom plantio do quiabo, é preciso hidratar as sementes por 24 horas antes de colocá-las na terra.
Se as sementes usadas secas, sem quebrar a dormência, levará cerca de duas semanas a mais para a germinação, acarretando maior tempo e prejuizo ao produtor.
Para o cultivo do fruto em canteiros, é necessário um espaçamento de 30cm a 40cm entre as plantas, e cerca de 1,2m entre as linhas de plantio. Isso se deve pois a raiz do quiabeiro cresce de forma expansiva.
O cultivo ideal do quiabo, é em solo fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem e com preferência para estruturas que sejam arenosas e argilosas. O pH deve variar entre 6 e 6,5.
O produtor pode aproveitar os plantios anteriores como : milho, vagem, feijão ou batata, pois existem nutrientes da adubação anterior.
O solo deve estar sempre úmido, embora existem casos onde o quiabeiro suporte um pequeno estresse hidrico. (não recomendado).
O sistema de irrigação mais indicado, é o de irrigação por gotejamento para quem não tem o hábito de irrigar as plantas diariamente. Em hortas comerciais, o recomendado o uso de irrigação por aspersão.
Colheita
As flores do quiabo irão começar a aparecer após 60 dias, e após isso os frutos irão se desenvolver lentamente. Quando o quiabo estiver duro, estarão no pronto de ser colhidos.
Por isso, colha frequentemente com uma faca que seja afiada quando estiverem com o tamanho de um dedo aproximadamente, e os caules ainda estiverem macios e fáceis de cortar.
Conclusão
Portanto, para conferir mais conteúdos e informações sobre práticas agroecológicas, descobrir qual prática mais adequada para sua plantação e tirar dúvidas sobre o manejo agroecológico, siga acompanhando os artigos do site Sítio Pema ou entre em contato com a nossa equipe.