O manejo bovino requer cada vez mais planejamento e estratégias por parte do pecuarista. Para atingir um alto rendimento de produção, é preciso investir no uso da estação monta bovinos, por exemplo.
A estação de monta é conhecida como o período em que as vacas reprodutoras são expostas ao touro ou à inseminação artificial. Com isso, é possível planejar as etapas de gestação, lactação, desmame dos bezerros, vacinas, entre outras ações.
Portanto, no artigo a seguir do Sítio Pema vamos falar tudo a respeito da estação monta bovinos. Qual é o melhor período para realizar, os principais benefícios, bem como as dicas de como fazer a monta de bovinos de maneira correta.
O que é a estação Monta bovinos
A estação monta bovinos é o período do ano onde, nas fazendas que a adotam, colocam o rebanho para as atividades de reprodução, sejam elas naturais ou através de meios artificiais.
Nesse modo de cruza ou inseminação, todo o rebanho é manejado de forma que os períodos de reprodução, parto, lactação e desmame ocorram dentro de uma mesma estação para todos os bovinos.
Portanto, a estação monta bovinos é muito utilizada com o objetivo de otimizar o processo e manter um planejamento mais rígido para o rebanho de bovinos.
E dessa forma centralizar as atividades por períodos do ano, auxiliando em um calendário de manejo mais efetivo e previsível.
Qual é a melhor época para fazer estação monta bovinos
A melhor época para fazer a estação de monta está de acordo com o calendário climático e bioma de cada localidade, onde a fazenda está inserida.
Pois, para que o rebanho esteja apto para esta estação monta bovinos, é necessário que haja uma preparação nutricional adequada. De modo que, tanto o touro reprodutor quanto a vaca, tenham as condições ideais para a reprodução.
Ou seja, se o fator alimentação interfere diretamente, a pastagem tem que estar na melhor época possível. E esta estação é aquela onde ocorrem os períodos de chuvas, deixando a pastagem mais nutritiva.
Esta época, no centro-oeste brasileiro, ocorre no período entre novembro e janeiro. E da mesma forma, a época dos partos acontecem no período mais seco, o que facilita o manejo dos novilhos recém-nascidos.
Principais benefícios para fazer a estação de monta dos bovinos
O principal benefício de se introduzir a estação monta bovinos é exatamente o fato, que mencionamos anteriormente, sobre se ter um período fixo tanto para a monta quando para os outros processos.
Com esse estabelecimento de períodos para cada etapa da reprodução e lactação pode-se adotar a melhor época de manejo para cada fase do rebanho. Assim como acompanhar melhor o desenvolvimento deles em cada um dos períodos.
Além disso, podemos citar outros diversos benefícios que ganhamos ao estabelecer a estação monta bovinos. São eles:
- Fácil de adotar em uma fazenda;
- Concentração das atividades;
- Otimização das operações com os colaboradores;
- Formação de lotes uniformes de bezerros;
- Há uma estação de nascimentos, o que concentra os cuidados específicos em um só período;
- Planejamento do Melhoramento Genético;
- E aumenta a eficiência reprodutiva.
Como fazer a Monta bovinos
A monta de bovinos depende de alguns procedimentos que devem ser adotados a partir de uma organização global da fazenda. Desde o tipo de manejo, capacitação da equipe, e adoção de alimentação adequada a cada período do calendário da fazendo.
Planejamento dos períodos
A primeira etapa é o planejamento de cada estação com base na estação monta bovinos. deve-se definir o período em que ela ocorrerá, assim como a quantidade de meses em que acontecerá.
Lembre-se que a estação ideal é aquela com mais chuvas e pasto mais nutritivo. E que a quantidade de meses de Monta pode variar de acordo com o rebanho e a organização da produção.
Ao realizar a estação monta bovinos pela primeira vez, é aconselhável que se faça em mais meses (cerca de 6 meses) para dar tempo de todas as vacas emprenharem. Com a experiência esse período pode ser reduzido para 60-90 dias.
Época pré-monta de bovinos
Como já mencionado, a nutrição dos bovinos para essa estação é muito importante. Na verdade, toda a alimentação do rebanho deve ser pautada no período em que ele se encontra, quando se adota esse método.
Sendo assim, no período que antecede a estação monta bovinos, é importante que se tenha um monitoramento rigoroso quanto aos ganhos nutricionais do rebanho.
Monta natural: escolhendo os touros
Na monta natural é necessário que os touros sejam escolhidos para que a reprodução seja de fato bem-sucedida. Escolha touros saudáveis e que tenham um protocolo de criação semelhante ao seu rebanho.
Além disso, é importante que os touros venham antes da estação monta bovinos para que o estresse seja reduzido e a cruza mais tranquila e efetiva.
Outras providências aconselháveis são realizar exames andrológico para verificar a fertilidade do touro, ao mesmo tempo que faz exames para saber as condições das vacas para reprodução
Inseminação artificial
A monta natural pode ser substituída pela Inseminação artificial (IA) ou, melhor ainda, pela Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Esta última prevê a inseminação a partir de protocolos hormonais que fazem com que o rebanho entre em período de ovulação ao mesmo tempo.
Porém, da mesma forma que na monta natural, é necessário escolher o touro que vai doar o sêmem e realizar os exames relativos à reprodução.
Conclusão
Em um mercado tão competitivo como a agropecuária, é preciso sempre buscar formas de otimizar o volume da produção do rebanho, além de otimizar o uso dos recursos financeiros.
Desse modo, em fazendas onde se investe na reprodução bovina, realizar a estação monta bovinos é uma ótima opção para fazer o manejo mais organizado e produtivo. Ao unificar os ciclos de reprodução, é possível reduzir custos ao mesmo tempo em que se aumenta os cuidados com os animais.
No Sítio Pema desenvolvemos projetos no sentido de criar uma agropecuária sustentável, que traga melhores condições para o rebanho e ofereça retorno para o agropecuarista. Entre em contato conosco para solucionar dúvidas sobre o tema.