Feira orgânica em São Paulo

Feira Orgânica em SP

Quem não fica maravilhado com aquela mesa cheia de cores, com verduras e legumes frescos e apetitosos?

O mercado de produtos orgânicos vem crescendo no país nos últimos anos e a preocupação com uma alimentação saudável faz cada vez mais brasileiros se interessarem pelo tema.

Apesar de estar em franca evolução, este nicho ainda tem muito a ser explorado por produtores e empreendedores que apostam em produtos de qualidade e na saúde do consumidor.

Uma pesquisa realizada entre março e abril deste pelo Organis (Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável) mostrou que apenas 15% da população brasileira consumiu alimentos orgânicos, sendo que deste total, 60% declarou ter consumido verduras e legumes e outros 25% confirmaram ter comprado frutas ou cereais orgânicos.


Apesar de demonstrar um crescimento exponencial neste mercado, é evidente que o número ainda é muito baixo se comparado com a produção da agricultura familiar no país, que é de onde vem a maior parte dos alimentos orgânicos.

Feira orgânica em São Paulo

Não é difícil encontrar a feira orgânica mais próxima de você. Existe um site que relaciona todas as Feiras Orgânicas do Brasil, o https://feirasorganicas.org.br/, em que é possível mapear centenas destes espaços em todo o país e encontrar mais informações sobre as datas e horários em que as feiras acontecem.

Em São Paulo, por exemplo, estão cadastradas mais de 30 feiras orgânicas, das quais pelo menos sete são de responsabilidade da Prefeitura.

Somente dentro destas feiras monitoradas pelo Poder Executivo, quase 60 agricultores familiares estão cadastrados e oferecem produtos saudáveis como frutas, legumes, verduras, pães, cereais e laticínios.

Algumas feiras orgânicas em SP têm quase 30 anos, como é o caso da realizada no Parque Água Branca pela Associação de Agricultura Orgânica (AAO). http://aao.org.br/aao/

Também é possível encontrar produtos de qualidade na Feira de Produtos Orgânicos do Shopping Villa Lobos, na Feira Orgânica do Ibirapuera, no Mercado Central de São Paulo e no Parque Previdência, todas com dezenas de produtores com qualidade garantida.

Os principais alimentos orgânicos consumidos

O consumidor prefere mesmo é comprar frutas, verduras e legumes orgânicos.

A pesquisa da Organis aponta que 60% dos brasileiros que consumiram produtos orgânicos no último ano optaram pelas hortaliças – casos da alface, tomate, cebolinha, cenoura e pimentão.

Também há muita procura por frutas e cereais, o correspondente a 25% do mercado consumidor de alimentos orgânicos.

Também há espaço para chocolates, carnes, sucos, laticínios e até shampoos e sabonetes.

Agricultura familiar: a principal origem dos alimentos orgânicos

A maioria dos alimentos orgânicos no Brasil vem da agricultura familiar, principalmente porque, produzidos menor escala, eles são mais voltados à saúde das pessoas.

São usadas técnicas apropriadas para cada tipo de solo e produto, e o uso de agrotóxicos ou fertilizantes que possam trazer algum prejuízo à saúde humana é proibido.

Além disso, a poluição gerada pelo não-uso desses materiais prejudiciais é muito menor quando comparada à agricultura em larga escala.

É uma via de mão dupla: enquanto os produtores familiares beneficiam a saúde da população com alimentos mais saudáveis e livres de produtos químicos, a própria produção de alimentos orgânicos viabiliza o sucesso da agricultura familiar, oferecendo oportunidade de negócio aos pequenos produtores e garantindo uma fatia cada vez mais significativa do mercado, isso é sustentabilidade.