Agricultura orgânica e qual a sua importância no mundo

Agricultura orgânica e qual a sua importância no mundo

A mudança da mentalidade da população que, a cada vez mais, procura alimentos saudáveis e que não tenham substâncias que coloquem a saúde em risco, tem feito com que muitos agricultores mudem a sua forma de produzir.

Podemos referir à agricultura orgânica como um processo produtivo totalmente comprometido com culturas naturais e produção de alimentos orgânicos visando garantir a saúde dos consumidores. Esse modo de produção focado na qualidade dos produtos assegura o fornecimento de alimentos saudáveis e mais saborosos.

Qual importância mundial da agricultura orgânica?

De acordo com a Associação de Agricultura Orgânica (AAO) a produção de culturas agrícolas de forma orgânica é um processo produtivo comprometido com o cultivo alimentos orgânicos e saudáveis, garantindo o bem estar e a saúde dos consumidores.


O processo orgânico de produção, por não utilizar nenhum tipo de agrotóxicos, mantém a biodiversidade e reduz significativamente os impactos ambientais que possam ser causados pela plantação de uma monocultura.

Qual é o processo da agricultura orgânica?

O processo orgânico de produção, por não utilizar nenhum tipo de agrotóxicos, mantém a biodiversidade e reduz significativamente os impactos ambientais que possam ser causados pela plantação de uma monocultura. A agricultura orgânica faz o uso de algumas práticas para garantir a qualidade dos alimentos e diminuir os impactos ambientais, dos quais podemos destacar:

O uso de adubos verdes e naturais;

Adubação orgânica através da compostagem — decomposição de matéria orgânica com a finalidade de obter um material rico em húmus e diversos nutrientes;
– Minhococultura: uso de minhocas para a aeração do solo, geração de húmus e manejo do solo visando o ganho de produtividade;
– Cuidado e manejo da vegetação nativa;
– Uso racional da água para irrigação, evitando causar danos ao ecossistema e evitando alterações climáticas.