Ícone do site Sítio Pema

Novilha Leiteira: como alimentar e acompanhar o crescimento

novilha leiteira holandesa

Fazer o manejo adequado do gado de leite requer acompanhamento diário, bem como o uso de dados e tecnologias. Para uma novilha leiteira de alto rendimento, por exemplo, é preciso cuidar o tipo e a quantidade de alimento oferecido.

Mas além disso, há outras questões que devem ser acompanhadas pelo agropecuarista. Verificar se o animal está crescendo de maneira constante e na medida certa também é uma forma de entender se o manejo está adequado.

Desse modo, o artigo a seguir do Blog Sítio Pema vai trazer tudo o que você precisa sobre o manejo de novilha leiteira. Qual é a alimentação que deve ser oferecida, cuidados com a saúde e crescimento, além de mostrar como fazer a produção de leite orgânico.

Porque monitorar o crescimento de novilha leiteira

Na pecuária, em geral, quando falamos de criação de rebanho, o acompanhamento do crescimento da novilha leiteira é vital. Isso serve para que a produção de leite seja de acordo com o esperado e no tempo correto.

E se as novilhas forem destinadas à produção de leite orgânico, esse cuidado deve ser ainda maior, já que existe um protocolo específico a cumprir para receber a certificação. Ao mesmo tempo que, por este gado de leite se alimentar de pastejo livre, é importante que se observe o crescimento e, caso necessário, se repense o manejo bovino.

Ainda é importante que se atente às necessidades de cada idade da novilha leiteira. O período anterior à puberdade, é período de crescimento, onde a formação dos ossos e proteínas são mais acelerados.

Afinal, o porte da novilha vai interferir diretamente no período em que ela entrará no cio e dará sua primeira cria. Uma alimentação e crescimento deficiente, diminui o custo benefício, aumentando os gastos por novilha.


De que forma fazer o monitoramento

O monitoramento se dá em relação ao crescimento da novilha leiteira. É conferindo e comparando que sabemos se aquela novilha está ou não num crescimento de acordo com o que se espera daquele animal.

Os fatores que devem ser verificados a cada monitoramento periódico são aqueles que dão um parâmetro certeiro em relação ao crescimento. Ou seja, as medidas da novilha em relação ao seu peso e a sua altura.

Além disso, esses dados devem estar de acordo com a raça ou com o percentual de raça mais presente no sangue, em caso de raça híbrida. Assim como, não deve ter um crescimento acima do limite, por conta da produção demasiada de gordura que irá comprometer a qualidade do leite.

No processo de cria, os períodos que mais requerem atenção são: 2 a 3 meses (período de aleitamento), 5 a 6 meses (maior período de crescimento), 9 e 12 meses (período anterior à puberdade onde acontece o crescimento da mama).

Qual a alimentação novilha leiteira adequada?

Como já mencionamos, a alimentação novilha leiteira se dará conforme a faixa etária do animal. Já que nos primeiros anos a necessidade de proteína é maior e proporcional ao crescimento da estrutura óssea da novilha leiteira.

Então, nos primeiros meses de vida de uma bezerra entre 80 a 90Kg para chegar até a ser uma novilha leiteira atinja a faixa dos 350 Kg, a alimentação terá suplementação de proteína na ração ou suplementação.

Já no período anterior à puberdade, é necessário que se controle o ganho de peso, para não ultrapassar os 900 gr diários. Então nesse período a alimentação deve conter um plano, que varia de acordo com a idade da primeira cobrição.

Raças que têm a primeira cobrição mais cedo necessitam de uma alimentação que as faça chegar ao peso adequado no período mínimo de puberdade. Para que a produção do leite seja mais lucrativa.

Além disso, é importante ressaltar alguns itens que são importantes para a alimentação novilha leiteira de qualidade. São eles:

Como implementar a produção de leite orgânico

Para a produção de leite orgânico é necessário adotar diversas medidas que são exigidas para se obter a certificação de produção de leite orgânico. Dentre elas, uma das mais importantes é a questão da alimentação e manejo do gado de leite.

A alimentação da novilha de leite orgânico deve ser a partir de pastagens sem a presença de agrotóxicos ou fertilizantes químicos. Assim como não se deve adotar suplementação com presença de transgênicos.

Fora essa questão, a única medicação alopática permitida são as vacinas obrigatórias, ou então em caso de vida ou morte do animal.

E, podemos citar ainda, que a cruza deve ser feita a partir de sêmen ou cobrição com um touro que tenha a mesma criação orgânica da vaca leiteira.

Benefícios do leite orgânico para o produtor

O mercado se volta, cada vez mais, para atender uma demanda crescente da população em relação a uma qualidade de vida a partir de alimentos mais saudáveis e orgânicos. E esse mercado só tende a crescer e assim, o investimento nessa área já é um bom motivo para investir nessa modalidade.

E, ainda, podemos ver diversos outros benefícios que vão desde o lucro e produtividade, até as vantagens ecológicas que beneficiam as suas terras e o meio ambiente.

Alguns desses benefícios são:

Conclusão

Para o produtor rural que investe na criação do gado de leite, existem cuidados e formas de manejo que devem ser priorizados, a fim de tornar o rebanho mais rentável e saudável. Acompanhar o crescimento da novilha leiteira e dar acesso a uma alimentação adequada é o caminho para ter uma criação sustentável e duradoura.

Desse modo, para auxiliar na criação de novilha leiteira, o Sítio Pema oferece todo o suporte para contribuir com um modelo de produção sustentável e eficaz. Entre em contato conosco e tire as dúvidas sobre a criação da novilha leiteira.


Sair da versão mobile