De acordo com o Ministério da Agricultura, a safra da agropecuária brasileira movimentou R$383,97 bilhões em 2018.
Esse número deixa claro todo o dinheiro envolvido na negociação da produção agrícola, por isso, existe também um enorme potencial de ganho para os produtos. A única coisa que eles precisam, é aprender como vender a um ótimo preço.
Técnicas de Negociação
Para vender bem e conseguir os melhores lucros, o produtor precisa dominar certas técnicas de negociação.
Para começar a fazer isso bem, é preciso entender o perfil do outro lado. Ou seja, sempre que se negocia, isso é feito com outra pessoa ou empresa, o que significa que é necessário conhecer bem quem está na outra ponta, para que o processo seja o melhor possível.
O básico da negociação é criar uma reputação de bom vendedor. Depois de algum tempo, essa reputação irá falar por você e, por si só, trazer mais clientes e parceiros para fechar negócios. Por isso, aplicam-se as duas regras básicas de convivência: trate os outros como gostaria de ser tratado e trate o outro como ele gostaria de ser tratado.
É por isso que ambas as técnicas atuam em conjunto. Ao conhecer quem está na outra parte e gerar uma conexão por meio da empatia, o produtor pode entender melhor as motivações e desafios de ambas as partes, encontrando uma solução que seja benéfica para ambos.
Para quem vender a produção agrícola
Outro ponto para conseguir o melhor preço é conhecer os canais de venda. Existem diversas pessoas ou grupos que podem comprar a produção agrícola, como o consumidor final, as cooperativas, restaurantes e hotéis, mercados e diversos outros. Agora, com a internet, até mesmo os sites de compra e venda podem ser formas de encontrar o melhor preço.
Isso, porque é o mercado que muitas vezes dita o quanto o comprador irá pagar na produção agrícola. Se o produtor cobra um determinado preço, mas o mercado oferece a um valor menor, ele não tem opção a não ser baixar.
Por outro lado, conhecendo todas as ferramentas e canais de comercialização, o produtor pode estudá-las de modo a encontrar o melhor preço para o seu produto.
O Governo tem o projeto de agricultura familiar
Por fim, o próprio governo ajuda a incentivar a produção agrícola. Com o projeto de agricultura familiar, são financiados projetos coletivos ou individuais que visam trazer mais recursos para que as empresas possam fazer o cultivo e lucrar ainda mais.
O programa permite os menores juros dentre todos os financiamentos rurais, e quando combinados com as técnicas de negociação discutidas acima, podem trazer ainda retorno para o produtor. É mais uma solução para incentivar e potencializar o lucro para o vendedor.
Com essa combinação de conhecimentos, é possível ter muito mais lucro na venda da produção agrícola.
O produtor pode procurar entre os possíveis compradores e canais de venda para encontrar os que tenham o melhor preço, e empregar as técnicas de negociação para gerar empatia e entender as dores e necessidades para ambos.
Encontrar uma solução que beneficie os dois lados é uma forma de estabelecer a confiança necessária para criar uma relação a longo prazo e, assim, conseguir lucros de forma mais recorrente.
Contudo é necessário produzir com eficiência, usando os produtos agrícolas com inteligência para aumentar a produção, assim poderá maximizar os lucros. https://www.sitiopema.com.br/produtos-agricolas-tecnologia/